terça-feira, 12 de março de 2013

A presença docente do tutor no Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA: Desafios e interação do Tutor


Este trabalho tem por finalidade promover reflexões sobre a presença docente do tutor no Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA, os desafios e as interações do tutor junto ao aluno, permitir ao leitor um esclarecimento dos papéis do tutor presencial e do tutor a distância; bem como, apresentar algumas razões, pelas quais estes profissionais podem vir a proporcionar ao educando o conhecimento a cerca do aprendizado no ambiente educacional e apontar possíveis soluções para que isso venha a ocorrer.


O artigo tem como objetivo: refletir sobre o ambiente virtual de aprendizagem - AVA e a atuação e perfil do tutor no processo pedagógico frente. Enfatizando que o assunto sugerido é devido à percepção da necessidade atual de uma educação comprometida com o aprendizado e com a formação do educando e do educador, além de ser uma proposta relevante para o contexto educacional atual. Pretendemos investigar: qual a atuação do tutor diante dos desafios na EaD?


A Internet é um espaço a mais de interação entre pessoas conectadas que aprendem melhor em um sistema cooperativo, baseado em trocas de informações e opiniões realizando um trabalho coletivo. Na EaD, o aluno interage em um ambiente de ensino e de aprendizagem que propõe: materiais didáticos produzidos pelos especialistas; tutores, alunos, outras Tic’s que oferecem recursos midiáticos convergentes; novas formas de organização do tempo e espaço; com a própria máquina: hardwares, softwares.


Quando falamos de interação e interatividade relacionamos informação e ensino de forma ampla e criativa em todos os aspectos da formação educacional, observamos que a interação é criada a todo momento revistando o contexto da frequência e presença dos tutores e alunos, por meio da interatividade e acepção do objetivo interativo. Villardi (2003) afirma que a interação é um processo pelo qual o indivíduo é afetado pela presença do outro.

Essa interação se dá por meio da colaboração, da crítica, da análise diferenciada, da presença de muitos indivíduos, condição necessária para a interação do aluno com o tutor e do aluno com o conteúdo. Ao contrário da simples interatividade, da qual se espera apenas troca, a interação culmina em uma mudança de concepções, e construção de conhecimentos a partir da reflexão, que se dá em ambientes cooperativos, onde é possível a aprendizagem significativa."


A interatividade não pode ser levada a sério somente pela instituição, mas pelo contexto social de todos os envolvidos no processo educacional, destacamos dentre as técnicas de interação mediatizadas pelo tutor presencial/distância podem ser vinculadas pelas redes telemáticas e as principais são: e-mail, listas e grupos de discussões, websites, que combinam a flexibilidade da interação humana com a independência no tempo e no espaço, podemos citar o uso frequente da Internet e com relação a interação, o grau de interação do tutor varia das mídias utilizadas: textos, áudios, vídeos, teleconferências, etc.


A Interatividade realizada pelo tutor pode ser realizada por meio do computador que é uma ferramenta que possibilita a convergência de todas as mídias: rádio, jornal, vídeo, televisão, entre outras, como imagens, textos e sons. Tais recursos atendem às necessidades dos diferentes estilos de aprendizagem: auditivo, visual e sinestésico e, principalmente, promovem a interação e a interatividade.


Na EaD, existem muitas possibilidades e ferramentas que facilita a interação e interatividade para o aprendizado do aluno como: fóruns, chats, videoconferências, listas de discussões, wikis e quadro branco. Nas salas de aulas presenciais, as interações acontecem diretamente, por meio das relações interpessoais que ocorrem nos intervalos e nos momentos de encontros presenciais e comunicativos dentro e fora da sala de aula. Na EaD a Interação e Interatividade ocorre tanto no momento convencional presencial, quanto na distância ambos são essenciais para o processo de ensino e aprendizagem, na EaD a principal ferramenta é a comunicação e a interação e interatividade.

Existem combinação e diferentes formas de interação e interatividade, o tutor interage em todos os espaços geográficos e com aprendizagem individual e coletiva, busca a liberdade e autonomia do aluno para seguir o ritmo no acompanhamento e presença e da docência na produção do aprendizado. Berge (1999) afirma que interação interpessoal gera motivação e atenção enquanto os alunos aguardam o feedback dos colegas, diminuindo a sensação de isolamento do estudo a distância.  


Entendemos que o tutor é um mediador do conhecimento, um profissional que atua frente ao conhecimento do aluno e por meios eletrônicos, sua interação favorece e estabelece a busca da aprendizagem com fundamentos pedagógicos e metodológicos.Nas atribuições e definições da  UAB - Universidade Aberta do Brasil, o tutor realiza inúmeras funções docentes, o que pode ser observado na sua atuação,mas para muitos profissionais a tutoria é encarada como um rebaixamento  da função docente. Segundo Bonk e Dennen (2003),ressaltam que o tutor desempenha diferentes papeis simultaneamente.


A tutoria consiste em um processo de ajuda e acompanhamento durante a formação de estudantes (ou de aprendizes profissionais, quando for o caso), que se concretiza mediante a atenção personalizada de indivíduos, ou a um grupo reduzido, por parte de professores ou mestres competentes formados para a função tutorial. Uma das principais características e perfil do tutor no processo pedagógico se dá por meio da interação e interatividade criada através do processo constante da tecnologia.


O papel de quem atua em EaD, seja Professor Tutor (não importa o nível de atuação) é fundamentado no contexto participativo e colaborativo, com foco no aprendiz baseado na formação educacional e na quebra de paradigmas, necessitando repensar  a prática pedagógica de forma avançada e reflexiva em beneficio do aluno. Acreditamos que o tutor estará em sintonia com o que acontece na sociedade, seja no âmbito das tecnologias e de outras áreas referentes a educação.

Para um aperfeiçoamento profissional ele necessita buscar conhecimento constante aprendizado. Para trabalhar com esse novo conceito de docência, o professor tutor necessita ter em mente a importância da tecnologia da informação, saber utilizar a comunicação de forma clara e dinâmica. Na Ead não é permitido barreiras que limita o acesso do professor com o aluno para alcançar seus objetivos.


São muitos os desafios estabelecido pela tutoria, o tutor precisa acompanhar a relação interpessoal dos aluno com o tutor, o desenvolvimento e aprendizado dos alunos com o conteúdo, por meio do uso de novas tecnologias realmente atrai um público-alvo, deixando motivação em cada curso oferecido. O papel do tutor é fundamental, pois se espera que esse profissional seja dinâmico, criativo e conhecedor das novas mídias – como a tecnologia não resolve os problemas sozinhos, aí vem a importância do educador a distância para cuidar do processo de auto-aprendizagem.

Neste contexto, é fundamental a interação do tutor a distância para a efetivação do processo ensino-aprendizagem, evitando a desistência e a evasão do aluno. A interatividade é o ato de o tutor e o docente sempre se comunicarem – daí vem o foco para a construção do conhecimento. Na EaD, as tecnologias interativas vêm evidenciando o que deveria ser o cerne de qualquer processo de educação: a interação e a interlocução entre todos os que estão envolvidos nesse processo.
Nessa modalidade de ensino, o perfil do tutor há:
-  um intercâmbio maior de saberes, uma vez que essa modalidade possibilita que cada professor colabore, com seus conhecimentos específicos, no processo de construção do conhecimento;
- uma possibilidade cada vez mais acentuada de estarmos todos presentes em muitos tempos e espaços diferentes. Os alunos e professores passam a entender  "aula" como pesquisa e intercâmbio;
- O tutor promove a realização de atividades e apóia sua resolução, e não apenas mostra a resposta correta;
- O tutor oferece novas fontes de informação e favorece sua compreensão;
- O tutor entende a estrutura do assunto que ensina, os princípios da sua organização conceitual e os princípios das novas idéias produtoras de conhecimento na área. Sua formação teórica sobre o âmbito pedagógico-didático deverá ser atualizada com a formação na prática dos espaços tutoriais;
- O tutor deve deixar claras as regras do curso; ser capaz de comunicar-se textualmente, com clareza, não deixando margem para questões e colocações dúbias que venham a prejudicar a aprendizagem;
- O tutor traça um perfil completo do aluno: por via  do trabalho que ele desenvolve, do seu interesse pelo curso e da aplicação do conhecimento pós-curso.  O tutor realiza, portanto, a intercomunicação dos elementos (professor-tutor-aluno) que intervêm no sistema e os reúne em uma função tríplice: orientação, docência e avaliação.

Afirmamos que “a Internet é um espaço a mais de interação entre pessoas conectadas que aprendem melhor em um sistema cooperativo, baseado em trocas de informações e opiniões e no trabalho coletivo”. Nesse sentido, a internet é uma importante ferramenta de interação com o mundo que nos rodeia, sendo necessário que o professor se atualize para possibilitar a criação de situações de aprendizagem diversificadas, complexas e interativas.

Cabe aqui destacar as palavras de Marcuschi e Xavier (2010) em relação ao uso da linguagem pela sociedade contemporânea no contexto da tecnologia digital: As inúmeras modificações nas formas e possibilidades de utilização da linguagem em geral e da língua são reflexos incontestáveis das mudanças tecnológicas emergentes no mundo e, de modo particularmente acelerado nos últimos 30 anos, quando os equipamentos informáticos e as novas tecnologias de comunicação começaram a fazer parte da vida das pessoas e das instituições.

Diante dessas mudanças tecnológicas, muitas vezes o educador não sabe como utilizar, adequadamente, em sala de aula, os recursos de que dispõe, ignorando o que se passa no mundo. Como bem sugerem Capelari e Barros (2008: 34-5), "se as TIC”s transformam a maneira de comunicar, trabalhar, decidir e de pensar, o educador deve se preparar para inseri-la no universo escolar como um instrumento a mais na formação integral do educando e não apenas para utilizar as ferramentas informáticas de forma puramente tecnicista".


Bibliografia:

ARREDONDO, Santiago Castillo; GONZÁLEZ, José Antonio Torres;  GONZÁLEZ, Luis Polanco. Formação de tutores: fundamentos teóricos e práticos. Curitiba: Ibpex, 2011.

VILLARDI, Raquel. Educação à distância: entre a legislação e a realidade . In: Souza, Donaldo Bello de. Desafios da Educação Municipal. Rio de Janeiro: DP & A , 2003.

CAPELARI, Rosemary de Oliveira; BARROS, Daniela Melaré Vieira. Interação e interatividade na educação a distância. Revista SER: Saber, Educação e Reflexão, Agudos/SP, ISSN 1983-2591 - v.1, n.2, Jul. - Dez./ 2008.

MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antonio Carlos (orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed., São Paulo: Cortez, 2010.

MATTAR, João; Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo: Cengage Learning, Série Educação e Tecnologia).2012.

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